h1. O que é o Matehackers https://matehackers.org/
O Hackerspace Matehackers é um espaço compartilhado onde entusiastas de tecnologia podem se encontrar, conversar e trabalhar em projetos juntos. O espaço é sustentado de maneira distribuida por doações e venda de camisetas e material promocional.
Desde a sua fundação o Matehackers já sediou diversos cursos e eventos como o Arduino Day, Open Data Day, Hardware Freedom Day, RHOK, Hackatons e oficinas diversas.
h3. Quem pode participar?
O espaço é aberto para qualquer que deseje participar. Todas as acomodações e ferramentas podem ser acessadas sem nenhum tipo de contribuição financeira. A ideia por trás do nosso Hackerspace é fomentar as interações e prover um espaço livre então sintam se a vontade para usá-lo. Infelizmente nem sempre tem alguém na sala então avise da sua visita via a lista de emails.
h3. Onde fica o Matehackers?
O endereço do Matehackers é Rua Hoffman 447, esquina com a Rua São Carlos, Bairro Floresta dentro da Vila Flores
h3. Explicação dos custos
O dinheiro que o Matehackers precisa por mês para se manter funcionando é R$ 1053,00. Este dinheiro é usado da seguinte maneira:
O espaço é sustentado de maneira distribuida por doações e venda de camisetas e material promocional. Esta campanha do unlock tem o objetivo de ajudar a cobrir grande parte destes custos para que o espaço continue funcionando sem maiores problemas.
h3. Matehackers na TV
Quer ver a gente sendo mal representado em mídias tradicionais? https://matehackers.org/midia
Experiência única em Porto Alegre, o Matehackers propõe um espaço de troca de conhecimento e incentivo a projetos criativos disponível para todas pessoas. Para o Matehackers a tecnologia esta ai para nos servir e podemos aprender a domina-la, mais do que um local voltado a (qualquer!) tecnologia, é um espaço de experimentação e aprendizagem coletiva, desenvolvendo assim o acesso ao conhecimento de uma forma criativa e lúdica.
O Matehackers realiza eventos abertos na área de software, eletrônica, cultura, música, dados abertos, culunária e o que mais der na telha. Os projetos nem sempre tem um objetivo concreto além da experimentação, mas muitas vezes surgem como um retorno para a sociedade como foi o caso do Descartar, aplicativo para você pode descobrir como e onde descartar materiais que, diferente do lixo comum, precisam ser devidamente encaminhados. Ou então, quando recebemos computadores para recondicionar e que foram doados a diferentes entidades de Porto Alegre. Queremos manter essa experiencia aberta, oferencendo todo o potencial desse grupo e espaço de forma livre para porto alegre e região.
Que oficinas (livres e gratuitas, sem conhecimento prévio ou idade mínima) já aconteceram?
“uma experiência única em Porto Alegre”
“um espaço inclusivo de aprendizagem coletiva e experimentação”
“A liberdade do conhecimento é um princípio”
“Realizamos eventos na área de software, eletrônica, cultura, música, dados abertos, culinária, … o que der na telha”
“Construímos o espaço com nossas próprias mãos”