Links Mortos

Este site do matehackers existe há pelo menos 13 anos. É incrível que ele não tenha se perdido no mar de links da internet.

Registro da criação da home page do site. Outubro de 2011!

Em contrapartida, muita coisa que foi criada e linkada aqui acabou morrendo, ou ainda existe mas ninguém mais sabe o seu propósito. São links que agora perambulam pela existência, sem nome, propósito ou motivo. Fantasmas.

Esta página é uma homenagem a estes links: um mausoléu das webpages passadas.

  1. Agenda do google: ninguém sabe quem pode editá-la ou adicionar eventos.
  2. Página da agenda: era uma página dedicada à agenda acima. simul in morte.
  3. Encontros: Subdomínio do matehackers.org, parece que serviu como registro de eventos no espaço, em tempos imemoriais. Hoje em dia, o link dá timeout.
  4. matehackers.herokuapp.com: Projeto criado no heroku, que hoje em dia já não existe mais. (Ele está registrado no web archive).
  5. SpaceApi Directory: Essa API é usada pelo hackerspaces.org pra gerar a listagem dos hackerspaces pelo mundo, mas o link está quebrado devido a uma atualização no site.
  6. manguehack.org: finado link do hackerspace MangueHack. Se alguém souber da história desse hackerspace, nos avise!
  7. Fórum do matehackers: fórum hospedado no subdomínio projetos.matehackers.org . Existem snapshots pelo Web Archive. As últimas postagens são todas glorioso SPAM russo.
  8. Reddit do matehackers: subreddit, acredito que tenha sido deletado em algum momento.
  9. Matetwitter: no meu último acesso, acredito que a conta já tinha sido deletada (em 2024 o X, antigo twitter, foi bloqueado no Brasil)
  10. MatePad (Etherpad Lite): a página era dedicada a algum app de edição de texto colaborativa. Mantida como sinal de respeito ao deuses da eterna decadência.
  11. Mateaula: apenas a mão que talhou estas letras sabe delas o significado. R.I.P.
  12. mateaberto.herokuapp.com: App que indicava se tinha gente no hackerspace. Parece ter tido alguma relação com este repositório. Sua lembrança vive conosco (ainda queremos implementar essa feature)

pixel art de duas lápides com "link rot" escrito ao centro


Um detalhe: eu optei por não mexer nos links adicionados na seção integrantes da página Participe. Acho que são um exemplo legal do que a pessoa curtia ou fazia na época que fez o registro.