O Dia da Cultura Livre (ou Culture Freedom Day) é uma celebração da cultura livre. É um evento mundial que ocorre toda terceira semana de Maio.
O objetivo do evento é educar a todos sobre os benefícios do uso e criação de cultura livre ao mesmo tempo que se promovem artistas locais que apoiam e fazem uso deste tipo material cultural.
Para muitos a cultura livre é uma extensão lógica da filosofia do Software Livre aplicada a artefatos culturais e trabalho artístico. O termo “cultura livre” tem suas origens no título de um livro escrito em 2004 por Lawrence Lessig, considerado um dos fundadores do movimento da cultura livre. Lessig conseguiu com sucesso canalizar este movimento também para pessoas que não ocupam seu tempo escrevendo software e criou licenças especificamente pensadas para trabalhos artísticos ao invés de código de computador.
Na prática isso significa que “Cultura Livre” é um movimento de pessoas que decidiu criar e disponibilizar seus trabalhos de arte permitindo a terceiros que usem, estudem, distribuam e melhorem estes trabalhos.