Versão do Arduino Nibiru com placa de duas layers feita em processo industrial
Versão do Arduino Nibiru com placa de uma layer feita em processo artesanal
Mateduino Nibiru é uma placa microcontrolada inspirada no Arduino Duemilanove e Arduino UNO sendo 100% compatível com ambas. Por isso, é possível programa-la utilizando a mesma linguagem e IDE do Arduino, inclusive possui encaixe para os shields.
O objetivo principal é produzir uma placa de baixo custo (metade do preço do Arduino) que permita substituir o Arduino no projeto.
Para quem quiser fazer a placa de circuito impresso artesanalmente, as trilhas foram roteadas com espessura de 24 mils usando componentes Through Hole e placa de face simples.
Já para quem preferir a placa pronta, pode comprar a versão profissional, feita em duas layers eliminando as pontes existentes na placa de apenas uma layer.
Para conseguir o baixo custo e facilidade na fabricação artesanal, foi retirado o conversor USB-TTL que existe na placa Arduino. O conversor USB-TTL é o responsável pela comunicação do Arduino via USB com o computador. Por isso, para gravar um programa no Mateduino Nibiru, é necessário utilizar um conversor USB-TTL externo. Também é possível utilizar um Arduino como gravador.
Por que Mateduino? União de Matehackers com Arduino.
Por que Nibiru? A data de lançamento da placa (21/12/2012) coincide com a data em que o Nibiru se aproximaria da Terra conforme algumas teorias do fim do mundo.
O kit completo pode ser comprado na Webtronico
Pelo fato do Mateduino Nibiru não possuir um conversor USB-TTL na placa existem basicamente 5 alternativas para gravar um programa no ATmega328P.