Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


mateduino

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
mateduino [2012/12/14 17:53]
guilhermeka [Informações]
mateduino [2013/01/07 12:04] (atual)
guilhermeka [Fotos e Videos]
Linha 5: Linha 5:
 O objetivo é construir uma versão MateHackers da placa Arduino Uno produzida na Itália, simplificada e mais barata, fácil de ser construída por alguém com minimos conhecimentos de eletrônica. Mais como complemento do Arduino UNO, já que o projeto visa uma versão simples e de custo baixo para tocar projetos já testados e aprovados, onde fica caro continuar utilizando uma placa original que poderia estar sendo usada em um novo desenvolvimento. O objetivo é construir uma versão MateHackers da placa Arduino Uno produzida na Itália, simplificada e mais barata, fácil de ser construída por alguém com minimos conhecimentos de eletrônica. Mais como complemento do Arduino UNO, já que o projeto visa uma versão simples e de custo baixo para tocar projetos já testados e aprovados, onde fica caro continuar utilizando uma placa original que poderia estar sendo usada em um novo desenvolvimento.
 Além disso ela se difere dos demais projetos BareBones (Literalmente apenas o ossos ou aqui poderíamos chamar de "pé de boi") por conter alguns componentes a mais do que o mínimo necessário para fazer um AVR funcionar a contento. Estes componentes à mais, são exclusivamente voltados para a filtragem da alimentação e para evitar que o MCU entre em oscilação , desestabilizando seu funcionamento. Além disso ela se difere dos demais projetos BareBones (Literalmente apenas o ossos ou aqui poderíamos chamar de "pé de boi") por conter alguns componentes a mais do que o mínimo necessário para fazer um AVR funcionar a contento. Estes componentes à mais, são exclusivamente voltados para a filtragem da alimentação e para evitar que o MCU entre em oscilação , desestabilizando seu funcionamento.
 +
 +
 +
  
 ===== Informações ===== ===== Informações =====
Linha 10: Linha 13:
  
  
-**Descrição** \\+ 
 +==== Descrição ==== 
 Um Arduíno DIY que fosse acessível como os BareBones mas que tivesse mais estabilidade. Um Arduíno DIY que fosse acessível como os BareBones mas que tivesse mais estabilidade.
 Desta discussão saiu a poposta de um arduíno Diy com AutoReset, Fonte Onboard com filtragem, led's indicadores etc... Desta discussão saiu a poposta de um arduíno Diy com AutoReset, Fonte Onboard com filtragem, led's indicadores etc...
Linha 18: Linha 23:
 A idéia desta versão simplificada do Mateduíno não é substituir um arduíno completo, mas sim substituir uma placa UNO ou Duemilanove em um projeto já pronto e que fica caro ficar comrando plaquinhas Arduino originais pra tocar ... aidéia é desenvolver no Arduíno e usar esta placa depois para substituí-lo e tocar em frente... A idéia desta versão simplificada do Mateduíno não é substituir um arduíno completo, mas sim substituir uma placa UNO ou Duemilanove em um projeto já pronto e que fica caro ficar comrando plaquinhas Arduino originais pra tocar ... aidéia é desenvolver no Arduíno e usar esta placa depois para substituí-lo e tocar em frente...
  
-**Ultimas atualizações** \\ 
  
-12/12/2012+==== Ultimas atualizações ==== 
 + 
 +=== 19/12/2012 === 
 + 
 +Pessoal, segue uma prévia da nossa versão do Mateduino. Como já possui outra versão, desenvolvida pelo Joel, que até o momento está sendo chamada de "Mateduino Tererê", resolvi chamar essa de "Mateduino Nibiru"
 + 
 +Por que Nibiru? Porque a data de lançamento dessa placa é para ser dia 21/12/12 (ou próximo disso), coincidindo com a data que o Nibiru irá acabar com o Mundo conforme algumas teses. 
 + 
 +O projeto será OPEN HARDWARE e poderá ser copiado, modificado, aprimorado e comercializado por qualquer um. 
 + 
 +Para facilitar a fabricação artesanal, a placa foi feito com trilhas relativamente grossas (24mils), componentes Through Hole, e em placa de face simples. Os componentes para montar essa placa, custará em torno de R$33,00 
 + 
 +Também teremos uma versão "profissional" dessa placa, feita em fábrica de placas de circuito impresso. O custo aproximado é de R$39,00 da placa montada pronta para usar. 
 + 
 +Ela é 100% compatível com o Arduino UNO e Arduino Duemilanove. O preço reduzido é devido a ausência de um circuito conversor USB-TTL (deve-se usar um conversor USB-TTL externo), ou seja, essa placa não consegue se comunicar diretamente com o PC via USB (o conector USB presente nelá é apenas para alimentação USB). 
 + 
 +-**Juliano** 
 + 
 +{{ ::foto_com_conversor_usb.jpg?300 |}} 
 +{{ :foto_com_lcd_shield.jpg?300 |}} 
 +{{ :mateduino_nibiru_descricao.jpg?300 |}} 
 + 
 +=== 19/12/2012 === 
 + 
 +Bem repassando o resultado (acho) que final, segue em anexo o esquema em EagleCad, as trilhas e posicionamento dos compentes em jpg (1200 dpi) para transferência em método térmico. 
 + 
 +Esse foi o circuito que mais me agradou, boa estabilidade e adicionou a idéia do Juliano colocando um diodo para proteger de uma ligação incorreta da fonte, protegendo o circuito. 
 + 
 +Tudo pode ser feito em meia plaquinha 5 x 10... talvez uns 5 x 7 com o espaço para parafusos de fixação. 
 + 
 +Falta ainda: fazermos um tutorial de montagem e uma biblioteca para EagleCad para se desenvolverem os "shields" de forma mais fácil... 
 + 
 +Sugestões? 
 + 
 +-**Joel** 
 + 
 +{{ ::terere_componentes.jpg?300 |}} 
 +{{ ::terere_trilhas.jpg?300 |}} 
 + 
 +=== 16/12/2012 === 
 + 
 +//"IT's ALIVE!!" 
 + 
 + 
 +Em breve posto o projeto completo do videogame em outro post. 
 +Por hora basta saber que tudo funciona :)// 
 +**Joel** 
 + 
 +{{ ::dsc02948.jpg?300 |}} 
 + 
 + 
 +=== 12/12/2012 ===
 //Bem, postando novidades: //Bem, postando novidades:
  
Linha 36: Linha 91:
 {{ ::terere3.jpg?300 |}} {{ ::terere3.jpg?300 |}}
  
-09/12/2012+=== 09/12/2012 ===
 //Último sábado o Juliano apareceu lá no Bunker e decidimos o seguinte: //Último sábado o Juliano apareceu lá no Bunker e decidimos o seguinte:
 Ele está desenvolvendo uma plaquina para Arduíno com a mesma pinagem do UNO, com USB apenas para a alimentação e 3,3V complementando a alimentação de 5V... Ele está desenvolvendo uma plaquina para Arduíno com a mesma pinagem do UNO, com USB apenas para a alimentação e 3,3V complementando a alimentação de 5V...
Linha 48: Linha 103:
 **Joel** **Joel**
  
-**Segundo prototipo** \\+=== Segundo prototipo ===
  
 {{::mateduinob.jpg?200|}} {{::mateduinob.jpg?200|}}
Linha 55: Linha 110:
  
  
-**Primeiro prototipo** \\+=== Primeiro prototipo ===
 {{ ::mateduinotest2.jpg?250|}}{{ ::mateduinotest1.jpg?250|}} {{ ::mateduinotest2.jpg?250|}}{{ ::mateduinotest1.jpg?250|}}
 // //
mateduino.1355507624.txt.gz · Última modificação: 2012/12/14 17:53 por guilhermeka