Essa é uma revisão anterior do documento!
Continuando os testes de como melhor a confecção de PCB's “caseiras”.
Usei impressão em laser em papel couche 170g para a máscara de componentes e máscara de solda. Como máscara de componentes nenhuma novidade, como máscara de solda acho que é novidade, não vou afirmar…. mas funcionou bem.
Os furos foram feitos no papel com um vazador improvizado (recarga de caneta Crown aquelas de metal), se uzar vazador para couro vai ser muito mais fácil e rápido. Os pontos que parecem queimados na verdade é pasta de solda. O papel aguentou bem o tranco e suportou a temperatura do ferro de solda, ficou bom como máscara de solda.
Para melhorar o acbamento acredito que se usar aquele verniz em spray pra artesanato antes de recortar o papel crie uma camada protetora ao manuseio e abuso garantindo mais integetridade a suoerfície do papel e impedindo os descascados das bordas.
A cola utilizada também não foi a ideal.. é aquela “cola e descola”, tenho que pesquizar colas mais eficazes que permitam alinhamento, ou seja que não grudem direto que permitam mecher um pouco o papel para alinhar com as ilhas, mas que depois de secas fixem definitivamente o papel à placa.
As gambiarras continuam e os testes também :)
Joel Grigolo