Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


mateduino_nibiru

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
Última revisão Ambos lados da revisão seguinte
mateduino_nibiru [2012/12/21 01:28]
juliano [Conversor USB-TTL externo]
mateduino_nibiru [2013/01/25 15:00]
juliano [Introdução]
Linha 1: Linha 1:
-====== Mateduino Nibiru ====== +====== Mateduino Nibiru ​1v1====== 
-{{ :​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_descricao.jpg?​direct&​500 |}}+{{ :​wiki:​mateduino:​callouts_2layers.png?​nolink | Mateduino Nibiru 2 Layers - Profissional}} 
 + 
 +**Versão do Arduino Nibiru com placa de duas layers feita em processo industrial** 
 + 
 +---- 
 + 
 +{{ :​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_descricao.jpg?​direct&​500 | Mateduino Nibiru 1 Layer - Artesanal}} 
 + 
 +**Versão do Arduino Nibiru com placa de uma layer feita em processo artesanal**
 ===== Introdução ===== ===== Introdução =====
 **Mateduino Nibiru** é uma placa microcontrolada inspirada no **Arduino Duemilanove** e **Arduino UNO** sendo 100% compatível com ambas. Por isso, é possível programa-la utilizando a mesma [[http://​arduino.cc/​en/​Reference/​HomePage|linguagem]] e [[http://​arduino.cc/​en/​Main/​Software|IDE]] do **Arduino**,​ inclusive possui encaixe para os shields. **Mateduino Nibiru** é uma placa microcontrolada inspirada no **Arduino Duemilanove** e **Arduino UNO** sendo 100% compatível com ambas. Por isso, é possível programa-la utilizando a mesma [[http://​arduino.cc/​en/​Reference/​HomePage|linguagem]] e [[http://​arduino.cc/​en/​Main/​Software|IDE]] do **Arduino**,​ inclusive possui encaixe para os shields.
Linha 6: Linha 14:
 O objetivo principal é produzir uma placa de baixo custo (metade do preço do Arduino) que permita substituir o Arduino no projeto. O objetivo principal é produzir uma placa de baixo custo (metade do preço do Arduino) que permita substituir o Arduino no projeto.
  
-Para facilitar ​fabricação artesanal da placa de circuito impresso, as trilhas foram roteadas com espessura de 24 mils, usados componentes Through Hole e placa de face simples.+Para quem quiser fazer a placa de circuito impresso ​artesanalmente, as trilhas foram roteadas com espessura de 24 mils, usados componentes Through Hole e placa de face simples
 + 
 +Já para quem preferir a placa pronta, pode comprar a versão profissional,​ feita em duas layers eliminando as pontes existentes na placa de apenas uma layer.
  
 Para conseguir o baixo custo e facilidade na fabricação artesanal, foi retirado o conversor USB-TTL que existe na placa Arduino. O conversor USB-TTL é o responsável pela comunicação do Arduino via USB com o computador. Por isso, para gravar um programa no **Mateduino Nibiru**, é necessário utilizar um [[http://​www.webtronico.com/​arduinos/​modulos/​conversores-ttl/​conversor-usb-ttl-rx-e-tx-de-microcontroladores-1.html|conversor USB-TTL externo]]. Também é possível utilizar um Arduino como gravador. Para conseguir o baixo custo e facilidade na fabricação artesanal, foi retirado o conversor USB-TTL que existe na placa Arduino. O conversor USB-TTL é o responsável pela comunicação do Arduino via USB com o computador. Por isso, para gravar um programa no **Mateduino Nibiru**, é necessário utilizar um [[http://​www.webtronico.com/​arduinos/​modulos/​conversores-ttl/​conversor-usb-ttl-rx-e-tx-de-microcontroladores-1.html|conversor USB-TTL externo]]. Também é possível utilizar um Arduino como gravador.
Linha 60: Linha 70:
  
 {{ :​wiki:​mateduino:​foto_com_conversor_usb.jpg?​direct&​400 |}} {{ :​wiki:​mateduino:​foto_com_conversor_usb.jpg?​direct&​400 |}}
 +{{ :​wiki:​mateduino:​esquematico_nibiru_usb-ttl.jpg?​direct&​600 |}}
   * Opção 2: Retirar o ATmega328P do **Nibiru** e colocar em uma placa Arduino, programa-lo e retornar para o **Nibiru**.   * Opção 2: Retirar o ATmega328P do **Nibiru** e colocar em uma placa Arduino, programa-lo e retornar para o **Nibiru**.
-  * Opção 3: Retirar o ATmega328P da placa do Arduino e ligar com fios os pinos do Arduino RESET,TX, RX e GND no pinos do **Nibiru** RESET, TX, RX e GND. Assim estaremos usando o conversor USB-TTL do Arduino para gravar o **Nibiru**. Também pode interligar os pinos de 5V das duas placas, assim o Arduino alimentará o **Nibiru**. Caso contrário, deve-se alimentar o **Nibiru** pelo conector USB ou com fonte externa.+  * Opção 3: Retirar o ATmega328P da placa do Arduino e ligar com fios os pinos do Arduino RESET,TX, RX e GND aos pinos do **Nibiru** RESET, TX, RX e GND. Assim estaremos usando o conversor USB-TTL do Arduino para gravar o **Nibiru**. Também pode interligar os pinos de 5V das duas placas, assim o Arduino alimentará o **Nibiru**. Caso contrário, deve-se alimentar o **Nibiru** pelo conector USB ou com fonte externa. 
 + 
 +{{ :​wiki:​mateduino:​esquematico_nibiru_arduino_ttl.jpg?​direct&​600 |}}
   * Opção 4: Utilizar o Arduino como um gravador ISP (referência [[http://​www.arduino.cc/​en/​Tutorial/​ArduinoISP|ArduinoISP]]).   * Opção 4: Utilizar o Arduino como um gravador ISP (referência [[http://​www.arduino.cc/​en/​Tutorial/​ArduinoISP|ArduinoISP]]).
   * Opção 5: Utilizar um gravador externo AVR ISP   * Opção 5: Utilizar um gravador externo AVR ISP
- 
 ===== Downloads ===== ===== Downloads =====
  
-//​pendentes//​+{{:​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_1v1_esquematico.pdf|Esquemático Mateduino Nibiru 1v1}} 
 + 
 +{{:​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_1v1_board.pdf|Placa para imprimir}} 
 + 
 +{{:​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_1v1_componentes.pdf|Posição dos componentes para montagem da placa}} 
 ===== Licença ===== ===== Licença =====
 {{:​wiki:​mateduino:​dominio_publico.jpg?​direct |}} {{:​wiki:​mateduino:​dominio_publico.jpg?​direct |}}
mateduino_nibiru.txt · Última modificação: 2013/01/25 15:01 por juliano