Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


mateduino_nibiru

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
mateduino_nibiru [2012/12/21 20:07]
juliano [Conversor USB-TTL externo]
mateduino_nibiru [2013/01/25 15:01] (atual)
juliano [Introdução]
Linha 1: Linha 1:
-====== Mateduino Nibiru ====== +====== Mateduino Nibiru ​1v1====== 
-{{ :​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_descricao.jpg?​direct&​500 |}}+{{ :​wiki:​mateduino:​callouts_2layers.png?​nolink | Mateduino Nibiru 2 Layers - Profissional}} 
 + 
 +**Versão do Arduino Nibiru com placa de duas layers feita em processo industrial** 
 + 
 +---- 
 + 
 +{{ :​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_descricao.jpg?​direct&​500 | Mateduino Nibiru 1 Layer - Artesanal}} 
 + 
 +**Versão do Arduino Nibiru com placa de uma layer feita em processo artesanal**
 ===== Introdução ===== ===== Introdução =====
 **Mateduino Nibiru** é uma placa microcontrolada inspirada no **Arduino Duemilanove** e **Arduino UNO** sendo 100% compatível com ambas. Por isso, é possível programa-la utilizando a mesma [[http://​arduino.cc/​en/​Reference/​HomePage|linguagem]] e [[http://​arduino.cc/​en/​Main/​Software|IDE]] do **Arduino**,​ inclusive possui encaixe para os shields. **Mateduino Nibiru** é uma placa microcontrolada inspirada no **Arduino Duemilanove** e **Arduino UNO** sendo 100% compatível com ambas. Por isso, é possível programa-la utilizando a mesma [[http://​arduino.cc/​en/​Reference/​HomePage|linguagem]] e [[http://​arduino.cc/​en/​Main/​Software|IDE]] do **Arduino**,​ inclusive possui encaixe para os shields.
Linha 6: Linha 14:
 O objetivo principal é produzir uma placa de baixo custo (metade do preço do Arduino) que permita substituir o Arduino no projeto. O objetivo principal é produzir uma placa de baixo custo (metade do preço do Arduino) que permita substituir o Arduino no projeto.
  
-Para facilitar ​fabricação artesanal da placa de circuito impresso, as trilhas foram roteadas com espessura de 24 mils, usados ​componentes Through Hole e placa de face simples.+Para quem quiser fazer a placa de circuito impresso ​artesanalmente, as trilhas foram roteadas com espessura de 24 mils usando ​componentes Through Hole e placa de face simples
 + 
 +Já para quem preferir a placa pronta, pode comprar a versão profissional,​ feita em duas layers eliminando as pontes existentes na placa de apenas uma layer.
  
 Para conseguir o baixo custo e facilidade na fabricação artesanal, foi retirado o conversor USB-TTL que existe na placa Arduino. O conversor USB-TTL é o responsável pela comunicação do Arduino via USB com o computador. Por isso, para gravar um programa no **Mateduino Nibiru**, é necessário utilizar um [[http://​www.webtronico.com/​arduinos/​modulos/​conversores-ttl/​conversor-usb-ttl-rx-e-tx-de-microcontroladores-1.html|conversor USB-TTL externo]]. Também é possível utilizar um Arduino como gravador. Para conseguir o baixo custo e facilidade na fabricação artesanal, foi retirado o conversor USB-TTL que existe na placa Arduino. O conversor USB-TTL é o responsável pela comunicação do Arduino via USB com o computador. Por isso, para gravar um programa no **Mateduino Nibiru**, é necessário utilizar um [[http://​www.webtronico.com/​arduinos/​modulos/​conversores-ttl/​conversor-usb-ttl-rx-e-tx-de-microcontroladores-1.html|conversor USB-TTL externo]]. Também é possível utilizar um Arduino como gravador.
Linha 62: Linha 72:
 {{ :​wiki:​mateduino:​esquematico_nibiru_usb-ttl.jpg?​direct&​600 |}} {{ :​wiki:​mateduino:​esquematico_nibiru_usb-ttl.jpg?​direct&​600 |}}
   * Opção 2: Retirar o ATmega328P do **Nibiru** e colocar em uma placa Arduino, programa-lo e retornar para o **Nibiru**.   * Opção 2: Retirar o ATmega328P do **Nibiru** e colocar em uma placa Arduino, programa-lo e retornar para o **Nibiru**.
-  * Opção 3: Retirar o ATmega328P da placa do Arduino e ligar com fios os pinos do Arduino RESET,TX, RX e GND no pinos do **Nibiru** RESET, TX, RX e GND. Assim estaremos usando o conversor USB-TTL do Arduino para gravar o **Nibiru**. Também pode interligar os pinos de 5V das duas placas, assim o Arduino alimentará o **Nibiru**. Caso contrário, deve-se alimentar o **Nibiru** pelo conector USB ou com fonte externa.+  * Opção 3: Retirar o ATmega328P da placa do Arduino e ligar com fios os pinos do Arduino RESET,TX, RX e GND aos pinos do **Nibiru** RESET, TX, RX e GND. Assim estaremos usando o conversor USB-TTL do Arduino para gravar o **Nibiru**. Também pode interligar os pinos de 5V das duas placas, assim o Arduino alimentará o **Nibiru**. Caso contrário, deve-se alimentar o **Nibiru** pelo conector USB ou com fonte externa. 
 + 
 +{{ :​wiki:​mateduino:​esquematico_nibiru_arduino_ttl.jpg?​direct&​600 |}}
   * Opção 4: Utilizar o Arduino como um gravador ISP (referência [[http://​www.arduino.cc/​en/​Tutorial/​ArduinoISP|ArduinoISP]]).   * Opção 4: Utilizar o Arduino como um gravador ISP (referência [[http://​www.arduino.cc/​en/​Tutorial/​ArduinoISP|ArduinoISP]]).
   * Opção 5: Utilizar um gravador externo AVR ISP   * Opção 5: Utilizar um gravador externo AVR ISP
 ===== Downloads ===== ===== Downloads =====
  
-//​pendentes//​+{{:​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_1v1_esquematico.pdf|Esquemático Mateduino Nibiru 1v1}} 
 + 
 +{{:​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_1v1_board.pdf|Placa para imprimir}} 
 + 
 +{{:​wiki:​mateduino:​mateduino_nibiru_1v1_componentes.pdf|Posição dos componentes para montagem da placa}} 
 ===== Licença ===== ===== Licença =====
 {{:​wiki:​mateduino:​dominio_publico.jpg?​direct |}} {{:​wiki:​mateduino:​dominio_publico.jpg?​direct |}}
mateduino_nibiru.1356120436.txt.gz · Última modificação: 2012/12/21 20:07 por juliano