Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


matehacked

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
matehacked [2013/03/06 06:56]
iuriguilherme [Intervenções]
matehacked [2014/09/30 14:23] (atual)
iuriguilherme
Linha 1: Linha 1:
 ====== Projeto MateHacked ====== ====== Projeto MateHacked ======
  
-  * Engenharia social aplicada+Engenharia social aplicada
  
-===== O que é? =====+===== Descrição ===== 
 + 
 +==== O que é? ====
  
   * Leia abaixo **[[matehacked#O que não é]]**.   * Leia abaixo **[[matehacked#O que não é]]**.
Linha 10: Linha 12:
   * O processo criou a necessidade da documentação, e não o contrário.   * O processo criou a necessidade da documentação, e não o contrário.
   * Eu não sei porque é que isto acontece, a documentação é a minha interpretação sobre como o processo acontece. Veja como destruir isto em [[matehacked#Como intervir e interferir]].   * Eu não sei porque é que isto acontece, a documentação é a minha interpretação sobre como o processo acontece. Veja como destruir isto em [[matehacked#Como intervir e interferir]].
- +  * Fui levado a rotular e definir o processo como um trabalho de "Engenharia Social"
-===== O que não é? =====+  * É um processo que pode ser considerado um "Hack"
 +  * Realmente importa mais **[[matehacked#O que não é]]**. 
 +==== O que não é? ====
  
   * Isto **não é** um processo premeditado, pensado, planejado.   * Isto **não é** um processo premeditado, pensado, planejado.
Linha 20: Linha 24:
   * Não tem como se considerar um matehackers-hacker. Provavelmente é o tipo de coisa que acontece por ausência de outra decisão ou escolha. Nunca serão.   * Não tem como se considerar um matehackers-hacker. Provavelmente é o tipo de coisa que acontece por ausência de outra decisão ou escolha. Nunca serão.
  
-===== Como intervir e interferir =====+==== Como intervir e interferir ====
  
   * Isto não é pra quem fala, é pra quem faz.   * Isto não é pra quem fala, é pra quem faz.
-  - Modo direto: + 
-    * Preste atenção nas próprias __**ações**__ e __**atitudes**__ e documente aqui nas [[matehacked#Intervenções]] a interpretação obtida. +=== Modo direto: === 
-    * Esta parece ser a única forma transparente e elegante de fazer isto, e esta documentação é a elucidação disto. + 
-  Modo passivo: +  * Preste atenção nas próprias __**ações**__ e __**atitudes**__ e documente aqui nas [[matehacked#Intervenções]] a interpretação obtida. 
-    * Preste atenção nas __**ações**__ e __**atitudes**__ de outra pessoa ou do [[principal|Matehackers]] como um todo, interprete e documente aqui nesta página. +  * Esta parece ser a única forma transparente e elegante de fazer isto, e esta documentação é a elucidação disto. 
-    * Este modus operandi tem consequências que nem todas as pessoas estão dispostas a enfrentar. Somente adote este modo se não tiver família, dinheiro, emprego, imagem social, etc. Parece que as pessoas não gostam de se sentir analisadas, intepretadas, manipuladas, etc. Considere-se avisadx. + 
-  Moto ativo: +=== Modo passivo: === 
-    * Hackeie o MateHacked, subvertendo a lógica da subversão, reciclando a reciclagem, destruindo a destruição. + 
-    * Esse é o estado real de Guerra e nem Chuck Norris será páreo para quem adotar este modo. +  * Preste atenção nas __**ações**__ e __**atitudes**__ de outra pessoa ou do [[principal|Matehackers]] como um todo, interprete e documente aqui nesta página. Pode ser nas [[matehacked#Interferências]] ou de outra forma
-  Modo subversivo: +  * Este modus operandi tem consequências que nem todas as pessoas estão dispostas a enfrentar. Somente adote este modo se não tiver família, dinheiro, emprego, imagem social, etc. Parece que as pessoas não gostam de se sentir analisadas, intepretadas, manipuladas, etc. Considere-se avisadx. 
-    * Não documente nada. (Recomendado). + 
-    * Isto serve para quem quer ver a mudança acontecendo sem comprometer sua imagem, integridade, etc. +=== Moto ativo: === 
-    * Ninguém é engenheirx social. Então qualquer intervenção é válida.+ 
 +  * Hackeie o MateHacked, subvertendo a lógica da subversão, reciclando a reciclagem, destruindo a destruição. 
 +  * Esse é o estado real de Guerra e nem Chuck Norris será páreo para quem adotar este modo. 
 + 
 +=== Modo subversivo: === 
 + 
 +  * Não documente nada. (Recomendado). 
 +  * Isto serve para quem quer ver a mudança acontecendo sem comprometer sua imagem, integridade, etc. 
 +  * Ninguém é engenheirx social. Então qualquer intervenção é válida.
  
 ===== Intervenções ===== ===== Intervenções =====
  
-  - Intervenção: Usar menos GoogleDocs e mais ferramentas livres.+  - Usar menos GoogleDocs e mais ferramentas livres.
     * Tentativas:     * Tentativas:
       - EtherPad Lite aqui: [[matepad|MatePad]] e aqui: [[estatuto|MatEstatuto]]       - EtherPad Lite aqui: [[matepad|MatePad]] e aqui: [[estatuto|MatEstatuto]]
Linha 49: Linha 61:
           * Pessoal não usa. Minha teoria é que não há necessidade no momento, como aconteceu na época de "ouro" do [[http://pontaopad.me|pontaopad.me]] e [[http://piratepad.me|piratepad.me]].           * Pessoal não usa. Minha teoria é que não há necessidade no momento, como aconteceu na época de "ouro" do [[http://pontaopad.me|pontaopad.me]] e [[http://piratepad.me|piratepad.me]].
           * Pessoal não usa porque não sabe usar, flagrei usando a lista de e-mails para fazer documentos colaborativos. Preguiça?/desinformação?/incapacidade? de "clicar em links". Engraçado que em [[http://google.com|google.com]] todo mundo clica.           * Pessoal não usa porque não sabe usar, flagrei usando a lista de e-mails para fazer documentos colaborativos. Preguiça?/desinformação?/incapacidade? de "clicar em links". Engraçado que em [[http://google.com|google.com]] todo mundo clica.
-  - Intervenção: Usar menos GTalk e mais IRC / XMPP livre.+  - Usar menos GTalk e mais IRC / XMPP livre.
     * Tentativas:     * Tentativas:
       - QWebIrc aqui: [[mateirc|MateIrc]]       - QWebIrc aqui: [[mateirc|MateIrc]]
Linha 55: Linha 67:
           * Não está adiantando. Pessoal utiliza o webmail do Gmail para bate papo e postagem na lista ao mesmo tempo.           * Não está adiantando. Pessoal utiliza o webmail do Gmail para bate papo e postagem na lista ao mesmo tempo.
           * Quem tem navegadores desatualizados fica por fora de todos os assuntos.           * Quem tem navegadores desatualizados fica por fora de todos os assuntos.
-  - Intervenção: Promover o uso e o desuso das listas de e-mails.+  - Promover o uso e o desuso das listas de e-mails.
     * Tentativas:     * Tentativas:
       - Lista de e-mails [[https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/matehackers|matehackers@googlegroups.com]]       - Lista de e-mails [[https://groups.google.com/forum/?fromgroups#!forum/matehackers|matehackers@googlegroups.com]]
Linha 73: Linha 85:
         * Há de se ter parcimônia ao administrar métodos educativos.         * Há de se ter parcimônia ao administrar métodos educativos.
         * A experiência demonstra que arrogância é ineficiente para educar usuários de listas de e-mail. É altamente provável que atitudes arrogantes afaste usuários ao invés de educá-los.         * A experiência demonstra que arrogância é ineficiente para educar usuários de listas de e-mail. É altamente provável que atitudes arrogantes afaste usuários ao invés de educá-los.
-  - Intervenção: Afirmação do coletivo através de uso criativo do recurso léxico.+  - Afirmação do coletivo através de uso criativo do recurso léxico.
     * Tentativas:     * Tentativas:
       - Sugestão e difusão de nomes como por exemplo:       - Sugestão e difusão de nomes como por exemplo:
Linha 86: Linha 98:
         * [[local|MateEspaço]]         * [[local|MateEspaço]]
         * [[http://mateaula.info/|MateSnake]]         * [[http://mateaula.info/|MateSnake]]
-        * [[http://blog.matehackers.org/|MateBlog]] +        * [[quem_somos#iuri_guilherme|MateOIuri]]
-        * [[quem_somos#iuri_guilherme_dos_santos_martins|MateOIuri]]+
         * MetaMate         * MetaMate
         * [[estatuto|MatEstatuto]]         * [[estatuto|MatEstatuto]]
Linha 96: Linha 107:
       * Talvez seja somente uma fase isto.       * Talvez seja somente uma fase isto.
       * Existe a possibilidade de alguém estar incomodado com isto, ou vir a se incomodar com uso muito amplo. O ambiente jocoso que isto permite praticamente elimina as chances de alguém expressar inconformação.       * Existe a possibilidade de alguém estar incomodado com isto, ou vir a se incomodar com uso muito amplo. O ambiente jocoso que isto permite praticamente elimina as chances de alguém expressar inconformação.
-  - Intervenção: Promover o nudismo como expressão natural em detrimento de ideologias e filosofias comumente aceitas e malevolamente associadas com o erotismo e em desfavor do liberalismo.+  - Promover o nudismo como expressão natural em detrimento de ideologias e filosofias comumente aceitas e malevolamente associadas com o erotismo e em desfavor do liberalismo.
     * Não ta dando certo, ninguém me leva a sério nessa. Tenho a impressão de que as Fêmem estão desfrutando de uma repercussão mais significativa.     * Não ta dando certo, ninguém me leva a sério nessa. Tenho a impressão de que as Fêmem estão desfrutando de uma repercussão mais significativa.
-  - Intervenção: Promover o uso do cérebro através do uso e estudo de tecnologias alternativas.+  - Promover o uso do cérebro através do uso e estudo de tecnologias alternativas.
     * Tentativas:     * Tentativas:
       - [[http://mateaula.org|MateAula]]       - [[http://mateaula.org|MateAula]]
Linha 105: Linha 116:
       - [[http://iuri.blog.br/|I.U.R.I.]]       - [[http://iuri.blog.br/|I.U.R.I.]]
       - [[http://hi.ato.br/|H.I.AtoBR]]       - [[http://hi.ato.br/|H.I.AtoBR]]
-  - Intervenção: Promover o uso do site [[principal|matehackers.org]].+  - Promover o uso do site [[principal|matehackers.org]].
     * Tentativas:     * Tentativas:
       - Olha a página de "[[quem_somos#iuri_guilherme_dos_santos_martins|Quem sou eu]]" que eu fiz no site do [[principal|MateHackers]], se isto não motivar alguém a pelo menos botar o nome nesta página, então eu sou um inútil completo mesmo e tenho que calar a boca, ficar quieto e não dizer nada.       - Olha a página de "[[quem_somos#iuri_guilherme_dos_santos_martins|Quem sou eu]]" que eu fiz no site do [[principal|MateHackers]], se isto não motivar alguém a pelo menos botar o nome nesta página, então eu sou um inútil completo mesmo e tenho que calar a boca, ficar quieto e não dizer nada.
Linha 115: Linha 126:
             * É prudente que isto não seja amplamente divulgado.             * É prudente que isto não seja amplamente divulgado.
             * Mais considerações sobre isto em [[matehacked#Considerações]]             * Mais considerações sobre isto em [[matehacked#Considerações]]
 +
 +===== Interferências =====
 +
 +===== Considerações =====
 +
 +  * É altamente provável que a grande maioria das pessoas irá inferir interpretações altamente presunçosas sobre este trabalho.
 +  * Engenharia social é amplamente mal vista.
 +    * Por ser praticamente incompreensível para a maioria das pessoas, é provável que as pessoas busquem se afastar o máximo possível assim que perceberem que estão participando de um processo de engenharia social
 +    * Por consequência disto, quem promove e trabalha com engeharia social provavelmente não vai promover um processo de transparência como eu estou fazendo aqui.
 +  * É justo que se lute para tornar processos de engenharia social transparentes e que se fomente o questionamento e o debate sobre este tema.
 +    * Isto se justifica porque há diversos processos de engenharia social sendo utilizados para induzir as pessoas de acordo com interesses quase sempre escusos.
 +  * A experiência demonstra que mesmo aqueles que são capazes de perceber os processos de indução são passivos em relação a eles.
matehacked.1362552971.txt.gz · Última modificação: 2013/03/06 06:56 por iuriguilherme