Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


piratedog

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Próxima revisão
Revisão anterior
piratedog [2018/01/08 17:49]
shuber criada
piratedog [2018/01/25 12:48] (atual)
shuber
Linha 9: Linha 9:
 **Descrição** **Descrição**
  
-Um PirateDOG é uma forma de movimentar um dispositivo eletrônico portátil, composto por um roteador Wi-Fi, um pendrive e uma bateria de alimentação USB, criando uma rede sem fio que permite que pessoas conectadas façam download e upload de arquivos de forma anônima e local. Os dispositivos são acomodados em um traje adaptado para um cachorro que seja, no mínimo, de médio porte - como um colete, camiseta ou sua própria coleira. A área de alcance da rede parte do ponto onde está o cachorro - logo pode ser livremente deslocada.+Um PirateDOG é uma forma de movimentar um dispositivo eletrônico portátil, composto por um roteador Wi-Fi, um pendrive e uma bateria de alimentação USB, criando uma rede sem fio que permite que pessoas conectadas façam download e upload de arquivos de forma anônima e local. 
 +{{ ::img_20180123_162123_691.jpg?400|}}Os dispositivos são acomodados em um traje adaptado para um cachorro que seja, no mínimo, de médio porte - como um colete, camiseta ou sua própria coleira. A área de alcance da rede parte do ponto onde está o cachorro - logo pode ser livremente deslocada.
  
  
 +{{:photo5089299971475351482.jpg?400 |}}
 **Histórico** **Histórico**
  
-A PirateDog foi testada pela primeira vez em dezembro de 2017, durante o evento Simultaneidade no [[https://vilaflores.wordpress.com/about/|Vila Flores]] (Porto Alegre, RS), em uma ação conjunta dos grupos Matehackers, [[http://www.baixaculturalorg|BaixaCultura]] e [[http://www.cafereparo.etc.br|Café Reparo]]. A cachorra que carregou o dispositivo foi Ada, uma SRD que foi abandonada dois anos e meio antes nos arredores do mesmo espaço, quando foi adotada por integrantes dos grupos e voltou a morar em um local cercado de cuidados. Seu nome, incluso, é uma homenagem à pioneira da programação, [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace|Ada Lovelace]].+A PirateDog foi testada pela primeira vez em dezembro de 2017, durante o evento Simultaneidade no [[https://vilaflores.wordpress.com/about/|Vila Flores]] (Porto Alegre, RS), em uma ação conjunta dos grupos Matehackers, [[http://www.baixaculturalorg|BaixaCultura]] e [[http://www.cafereparo.etc.br|Café Reparo]]. Uma inciativa anterior já vinha sendo testada em eventos de Cultura Digital, pela [[http://www.ccdpoa.com.br|Casa da Cultura Digital Porto Alegre]]. A cachorra que carregou o dispositivo foi Ada, uma SRD que foi abandonada dois anos e meio antes nos arredores do mesmo espaço, quando foi adotada por integrantes dos grupos e voltou a morar em um local cercado de cuidados. Seu nome, incluso, é uma homenagem à pioneira da programação, [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace|Ada Lovelace]].{{ ::img_20180123_162128_925.jpg?400|}} 
  
 Em um remix do projeto [[http://www.piratebox.cc|PirateBox]], os dispositivos (roteador, bateria USB e pendrive) foram acomodados em bolsos costurados na camiseta que a cachorra usava durante o evento. Em um remix do projeto [[http://www.piratebox.cc|PirateBox]], os dispositivos (roteador, bateria USB e pendrive) foram acomodados em bolsos costurados na camiseta que a cachorra usava durante o evento.
Linha 20: Linha 23:
  
 **Características** **Características**
 +
 A PirateDog foi desenhada para ser privada e segura. Nenhum login é solicitado e nenhum dado de user é registrado. Users são mantidos em anonimato - o sistema é propositalmente desconectado da internet para subverter a lógica de rastreamento e preservar a privacidade de quem conecta-se ao dispositivo. A PirateDog foi desenhada para ser privada e segura. Nenhum login é solicitado e nenhum dado de user é registrado. Users são mantidos em anonimato - o sistema é propositalmente desconectado da internet para subverter a lógica de rastreamento e preservar a privacidade de quem conecta-se ao dispositivo.
  
 A PirateDog pode ser modificada e personalizada para diferentes finalidades e ocasiões: o projeto é gratuito e aberto, registrado sob uma licença [[https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.en.html|GNU GPLv3]]. Ela garante o direito de livremente copiar, distribuir e remixar o projeto, de acordo com os princípios do [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft|Copyleft]] - mantendo-se a mesma licença na distribuição. Os principais itens a serem customizados são: página web inicial da rede, subpáginas, nome da rede e arquivos em armazenamento. A PirateDog pode ser modificada e personalizada para diferentes finalidades e ocasiões: o projeto é gratuito e aberto, registrado sob uma licença [[https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.en.html|GNU GPLv3]]. Ela garante o direito de livremente copiar, distribuir e remixar o projeto, de acordo com os princípios do [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft|Copyleft]] - mantendo-se a mesma licença na distribuição. Os principais itens a serem customizados são: página web inicial da rede, subpáginas, nome da rede e arquivos em armazenamento.
 +{{:photo5089299971475351486.jpg?400 |}}A PirateDog resolve um problema técnico/social, disponibilizando para pessoas em um mesmo espaço físico uma forma fácil, anônima e bastante fofa de comunicarem-se entre si e de trocarem arquivos. Obviamente sabemos que há outras implicações, mas gostamos de pensar que a PirateDog é, também, uma provocação :)
  
-A PirateDog resolve um problema técnico/social, disponibilizando para pessoas em um mesmo espaço físico uma forma fácil, anônima e bastante fofa de comunicarem-se entre si e de trocarem arquivos. Obviamente sabemos que há outras implicações, mas gostamos de pensar que a PirateDog é, também, uma provocação :) 
  
 +**Utilização**
  
-**Utilização**  
 Quando alguma pessoa conecta-se à rede criada pela PirateDog e abre seu navegador web, ela é automaticamente direcionada para a página inicial da PirateDog. Ali é possível participar anonimamente do chat, navegar entre os arquivos armazenados na memória conectada ao dispositivo, fazer upload e download dos mesmos. Quando alguma pessoa conecta-se à rede criada pela PirateDog e abre seu navegador web, ela é automaticamente direcionada para a página inicial da PirateDog. Ali é possível participar anonimamente do chat, navegar entre os arquivos armazenados na memória conectada ao dispositivo, fazer upload e download dos mesmos.
  
Linha 33: Linha 37:
  
  
 +**Referências**
  
 +[[https://piratebox.cc/|PirateBox]]
piratedog.1515433755.txt.gz · Última modificação: 2018/01/08 17:49 por shuber