Ferramentas do usuário

Ferramentas do site


piratedog

Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

Link para esta página de comparações

Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior
Próxima revisão
Revisão anterior
piratedog [2018/01/08 18:32]
shuber
piratedog [2018/01/25 12:48] (atual)
shuber
Linha 9: Linha 9:
 **Descrição** **Descrição**
  
-Um PirateDOG é uma forma de movimentar um dispositivo eletrônico portátil, composto por um roteador Wi-Fi, um pendrive e uma bateria de alimentação USB, criando uma rede sem fio que permite que pessoas conectadas façam download e upload de arquivos de forma anônima e local. Os dispositivos são acomodados em um traje adaptado para um cachorro que seja, no mínimo, de médio porte - como um colete, camiseta ou sua própria coleira. A área de alcance da rede parte do ponto onde está o cachorro - logo pode ser livremente deslocada.+Um PirateDOG é uma forma de movimentar um dispositivo eletrônico portátil, composto por um roteador Wi-Fi, um pendrive e uma bateria de alimentação USB, criando uma rede sem fio que permite que pessoas conectadas façam download e upload de arquivos de forma anônima e local. 
 +{{ ::img_20180123_162123_691.jpg?400|}}Os dispositivos são acomodados em um traje adaptado para um cachorro que seja, no mínimo, de médio porte - como um colete, camiseta ou sua própria coleira. A área de alcance da rede parte do ponto onde está o cachorro - logo pode ser livremente deslocada.
  
  
Linha 15: Linha 16:
 **Histórico** **Histórico**
  
-A PirateDog foi testada pela primeira vez em dezembro de 2017, durante o evento Simultaneidade no [[https://vilaflores.wordpress.com/about/|Vila Flores]] (Porto Alegre, RS), em uma ação conjunta dos grupos Matehackers, [[http://www.baixaculturalorg|BaixaCultura]] e [[http://www.cafereparo.etc.br|Café Reparo]]. Uma inciativa anterior já vinha sendo testada em eventos de Cultura Digital, pela [[http://www.ccdpoa.com.br|Casa da Cultura Digital Porto Alegre]]. A cachorra que carregou o dispositivo foi Ada, uma SRD que foi abandonada dois anos e meio antes nos arredores do mesmo espaço, quando foi adotada por integrantes dos grupos e voltou a morar em um local cercado de cuidados. Seu nome, incluso, é uma homenagem à pioneira da programação, [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace|Ada Lovelace]].+A PirateDog foi testada pela primeira vez em dezembro de 2017, durante o evento Simultaneidade no [[https://vilaflores.wordpress.com/about/|Vila Flores]] (Porto Alegre, RS), em uma ação conjunta dos grupos Matehackers, [[http://www.baixaculturalorg|BaixaCultura]] e [[http://www.cafereparo.etc.br|Café Reparo]]. Uma inciativa anterior já vinha sendo testada em eventos de Cultura Digital, pela [[http://www.ccdpoa.com.br|Casa da Cultura Digital Porto Alegre]]. A cachorra que carregou o dispositivo foi Ada, uma SRD que foi abandonada dois anos e meio antes nos arredores do mesmo espaço, quando foi adotada por integrantes dos grupos e voltou a morar em um local cercado de cuidados. Seu nome, incluso, é uma homenagem à pioneira da programação, [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Ada_Lovelace|Ada Lovelace]].{{ ::img_20180123_162128_925.jpg?400|}}
  
  
Linha 21: Linha 22:
  
  
-{{ :photo5089299971475351486.jpg?400|}}**Características**+**Características**
  
 A PirateDog foi desenhada para ser privada e segura. Nenhum login é solicitado e nenhum dado de user é registrado. Users são mantidos em anonimato - o sistema é propositalmente desconectado da internet para subverter a lógica de rastreamento e preservar a privacidade de quem conecta-se ao dispositivo. A PirateDog foi desenhada para ser privada e segura. Nenhum login é solicitado e nenhum dado de user é registrado. Users são mantidos em anonimato - o sistema é propositalmente desconectado da internet para subverter a lógica de rastreamento e preservar a privacidade de quem conecta-se ao dispositivo.
  
 A PirateDog pode ser modificada e personalizada para diferentes finalidades e ocasiões: o projeto é gratuito e aberto, registrado sob uma licença [[https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.en.html|GNU GPLv3]]. Ela garante o direito de livremente copiar, distribuir e remixar o projeto, de acordo com os princípios do [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft|Copyleft]] - mantendo-se a mesma licença na distribuição. Os principais itens a serem customizados são: página web inicial da rede, subpáginas, nome da rede e arquivos em armazenamento. A PirateDog pode ser modificada e personalizada para diferentes finalidades e ocasiões: o projeto é gratuito e aberto, registrado sob uma licença [[https://www.gnu.org/licenses/gpl-3.0.en.html|GNU GPLv3]]. Ela garante o direito de livremente copiar, distribuir e remixar o projeto, de acordo com os princípios do [[https://pt.wikipedia.org/wiki/Copyleft|Copyleft]] - mantendo-se a mesma licença na distribuição. Os principais itens a serem customizados são: página web inicial da rede, subpáginas, nome da rede e arquivos em armazenamento.
 +{{:photo5089299971475351486.jpg?400 |}}A PirateDog resolve um problema técnico/social, disponibilizando para pessoas em um mesmo espaço físico uma forma fácil, anônima e bastante fofa de comunicarem-se entre si e de trocarem arquivos. Obviamente sabemos que há outras implicações, mas gostamos de pensar que a PirateDog é, também, uma provocação :)
  
-A PirateDog resolve um problema técnico/social, disponibilizando para pessoas em um mesmo espaço físico uma forma fácil, anônima e bastante fofa de comunicarem-se entre si e de trocarem arquivos. Obviamente sabemos que há outras implicações, mas gostamos de pensar que a PirateDog é, também, uma provocação :) 
  
- +**Utilização**
-**Utilização** +
  
 Quando alguma pessoa conecta-se à rede criada pela PirateDog e abre seu navegador web, ela é automaticamente direcionada para a página inicial da PirateDog. Ali é possível participar anonimamente do chat, navegar entre os arquivos armazenados na memória conectada ao dispositivo, fazer upload e download dos mesmos. Quando alguma pessoa conecta-se à rede criada pela PirateDog e abre seu navegador web, ela é automaticamente direcionada para a página inicial da PirateDog. Ali é possível participar anonimamente do chat, navegar entre os arquivos armazenados na memória conectada ao dispositivo, fazer upload e download dos mesmos.
Linha 38: Linha 38:
  
 **Referências** **Referências**
 +
 [[https://piratebox.cc/|PirateBox]] [[https://piratebox.cc/|PirateBox]]
piratedog.1515436362.txt.gz · Última modificação: 2018/01/08 18:32 por shuber