Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.
Ambos lados da revisão anterior Revisão anterior Próxima revisão | Revisão anterior Próxima revisão Ambos lados da revisão seguinte | ||
solid:srp [2015/07/18 17:54] morvanabonin [Single Responsibility Principle] |
solid:srp [2015/07/18 18:34] morvanabonin [Principio da Responsabilidade Única] |
||
---|---|---|---|
Linha 5: | Linha 5: | ||
//A classe deve ter um, e somente um, motivo para mudar.// | //A classe deve ter um, e somente um, motivo para mudar.// | ||
+ | No contexto do Principio da Responsabilidade Única (SRP), é definido que a responsabilidade de uma classe é definida como uma razão para a mudança. Se uma classe tem mais de uma razão para mudar, então ela tem mais de uma responsabilidade. | ||
+ | Uma classe que possui uma única responsabilidade também é considerada uma classe coesa, ou seja, ela não toma conta de mais de um conceito do sistema. | ||
+ | Classes coesas são mais simples de serem mantidas, possuem menos código e seu reúso é maior. | ||
+ | |||
+ | | ||
+ | |||
+ | Nem sempre é fácil enxergar a responsabilidade de uma classe. Talvez essa seja a maior dúvida na hora de se pensar em códigos coesos. É fácil entender que uma classe deve ter apenas uma responsabilidade. O difícil é definir o que é uma responsabilidade, | ||
+ | |||
+ | |||
+ | //Fontes de pesquisas// | ||
+ | [[http:// | ||
+ | [[http:// |