No Dia da Cultura Livre construímos algumas flautas com canos de PVC, ou Pífano, como é mais conhecido no Brasil. Fizemos em duas tonalidades, Dó e Sol maior, segue nessa página as instruções para a construção dos dois modelos.
Materiais:
1º - Pegue o cano de 25mm e corte um pedaço de de 42,6 cm de comprimento. Atente para que o corte saia reto, pois um corte torto vai influenciar na afinação do instrumento. Caso o corte saia em diagonal, utilize a lixa grossa para desbastar o corte até ficar reto. Após se certificar que o corte esta reto, com a lixa fina, remova as rebarbas e deixe o corte mais limpo.
2º – A partir da extremidade do cano, marque um ponto em 3,2 cm. Esse vai ser o centro do bocal da flauta.
3º – Com a ajuda de uma tesoura grande, ou de uma faca, comece a abrir um furo nessa marcação. Esse furo deve ter um diâmetro de 11 milímetros. Deixe esse furo o mais redondo possível.
4º – Após fazer o furo, insira a rolha nessa extremidade. Não insira totalmente, pois você deverá ajustar a mesma para afinar a primeira nota do Instrumento, nesse caso o Sol. Insira aproximadamente ¾ da rolha para começar. É importante que a rolha esteja bem justa no cano. Caso a mesma entre folgada demais, enrole um pedaço de fita adesiva para aumentar o diâmetro dela e evitar que ela deslize pelo cano.
5º – Assopre no bocal até conseguir um som harmônico. Com a ajuda do afinador, você vai ajustando a rolha até obter a tonalidade de Sol (G no afinador). Uma vez alcançada a tonalidade, corte o excesso de rolha com um estilete. Esse é o som que a flauta terá com todos o furos fechados.
6º – Vamos então abrir o primeiro furo, o que vai ficar na extremidade oposta do furo do bocal, e que vai ser o furo da nota Lá (A no afinador). A partir da extremidade do cano, a do bocal, marque um ponto em 35,1 cm e com a ajuda da tesoura abra um buraco de 6 mm, remova as rebarbas do furo com a ajuda de uma lixa ou do estilete, e assopre no bocal. Verifique a nota que irá aparecer no afinador, precisaremos alcançar um Lá. Muito provavelmente você terá um Sol# (G#), então vamos ir aumentando o diâmetro do furo até alcançar o Lá. Vá aumentando o furo progressivamente 1mm, ou menos, de cada vez, para não se passar na afinação. Em nossa flauta, o diâmetro desse furo ficou em torno de 11mm, mas vá ajustando de acordo com o que você alcançar no afinador. Alcançado o Lá vamos para o furo de Si.
7º – Repetindo o mesmo procedimento anterior, a partir da extremidade do cano, marque um ponto em 31,7 cm, novamente com a ajuda da tesoura abra um buraco de 6 mm e assopre no bocal. Verifique a nota que irá aparecer no afinador, precisaremos alcançar um Si (B no afinador). Muito provavelmente você terá um La ou La# (A ou A#), então vamos ir aumentando o diâmetro do furo até alcançar Si (B afinador). Em nossa flauta, o diâmetro desse furo ficou em torno de 8,9mm. Alcançado o Si vamos para o furo de Dó.
8º – A marcação agora será em 28,9cm, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota Dó (C afinador). Lembre sempre de começar com um buraco pequeno e ir ajustando progressivamente. Quanto maior o buraco, mais alta nota.
9º – Para o buraco da nota Ré (D no afinador), a marcação será em 25,7cm, mesmo procedimento dos buracos anteriores, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota Ré (D no afinador).
10º – Para o buraco da nota Mi (E no afinador), a marcação será em 22,7cm, mesmo procedimento dos buracos anteriores, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota.
11º – E finalmente a última nota, o Fa# (F# no afinador). Para esse buraco, a marcação será em 20,0cm, mesmo procedimento dos buracos anteriores, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota.
Aqui você pode escutar o som extraído dessa flauta pelo Lucas
O procedimento para a construção da Flauta em Dó é o mesmo da Flauta em Sol, mudando apenas o diâmetro do cano e a medida dos furos. É possível fazer uma flauta em em Dó com o cano de 25mm, tenor nesse caso, mas optamos por uma flauta soprano com cano de 20mm.
1º - Pegue o cano de 20mm e corte um pedaço de cano de 33 cm de comprimento. Assim como no cano da flauta em Sol, atente para que o corte saia reto. Utilize a lixa grossa para desbastar o corte até ficar reto, se for o caso.
2º – A partir da extremidade do cano, marque um ponto em 2,9 cm. Esse vai ser o centro do bocal da flauta.
3º – Com a ajuda de uma tesoura grande, ou de uma faca, comece a abrir um furo nessa marcação. Esse furo deve ter um diâmetro de 10 milímetros. Deixe esse furo o mais redondo possível.
4º – Após fazer o furo, insira a rolha nessa extremidade. Não insira totalmente, pois você deverá ajustar a mesma para afinar a primeira nota do Instrumento, nesse caso o Dó. Insira aproximadamente ¾ da rolha para começar. Para o cano de 20mm, pode ser necessário cortar a rolha um pouco a fim de introduzi-la no cano, desbaste e mesma com a ajuda do estilete e em seguida emparelhe o corte com a lixa para que a mesma entre no cano com facilidade.
5º – Assopre no bocal até conseguir um som harmônico. Com a ajuda do afinador, você vai ajustando a rolha até obter a tonalidade de Dó (C no afinador). Uma vez alcançada a tonalidade, corte o excesso de rolha com um estilete. Esse é o som que a flauta terá com todos o furos fechados.
6º – Vamos então abrir o primeiro furo, o que vai ficar na extremidade oposta do furo do bocal, e que vai ser o furo da nota Ré (D no afinador). A partir da extremidade do cano, a do bocal, marque um ponto em 27,1 cm e com a ajuda da tesoura abra um buraco de 5 mm, remova as rebarbas do furo com a ajuda de uma lixa ou do estilete, e assopre no bocal. Verifique a nota que irá aparecer no afinador, precisaremos alcançar um Ré. Muito provavelmente você já terá o Ré com esse diâmetro, bastando apenas ajustar.
7º – Repetindo o mesmo procedimento anterior, a partir da extremidade do cano, marque um ponto em 24,7 cm, novamente com a ajuda da tesoura abra um buraco de 6 mm e assopre no bocal. Verifique a nota que irá aparecer no afinador, precisaremos alcançar um Mi (E no afinador). Vá aumentando o diâmetro do furo até alcançar a nota.
8º – A marcação agora será em 23,2cm, abra um buraco de 5 mm, e vá ajustando até alcançar a nota Fa (F no afinador). Lembre sempre de começar com um buraco pequeno e ir ajustando progressivamente. Quanto maior o buraco, mais alta nota.
9º – Para o buraco da nota Sól (G no afinador), a marcação será em 20,5cm, mesmo procedimento dos buracos anteriores, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota Sól (G no afinador).
10º – Para o buraco da nota Lá (A no afinador), a marcação será em 18,5cm, mesmo procedimento dos buracos anteriores, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota.
11º – E finalmente a última nota, o Si (B no afinador). Para esse buraco, a marcação será em 16,0cm, mesmo procedimento dos buracos anteriores, abra um buraco de 6 mm, e vá ajustando até alcançar a nota.
Aqui você pode escutar o som extraído dessa flauta pelo Lucas.
Para dar um acabamento bacana nas flautas, passe levemente a lixa fina, cuidando para não alterar o diâmetro dos furos das notas. E com a fita colorida, dê uma enfeitada nas extremidades, como fizemos aqui. :)
Cabe aqui um agradecimento ao Júlio Vasconcelos, pelo se trabalho na divulgação da construção desses instrumentos através do canal Violão Tambor no Youtube (https://www.youtube.com/user/violaotambor), e pela boa vontade de atender as nossas solicitações de projetos das flautas. Também a todos os outros makers que disponibilizam as suas ideias de forma aberta, sem os quais esses trabalhos não seriam possíveis. :)